Logomarca da Tom Sobre Tom Escola de Música
     
 

< Artigos

 

Benefícios comprovados através do aprendizado musical.

 

As aulas de música vêm sendo indicadas para bebes durante a gestação e após o nascimento pelos benefícios já observados. Estudo científico realizado anos atrás resultou na teoria que muitos conhecem como o efeito Mozart.

 

Mas porque Mozart? O que existe nesta música ou na música de outros compositores clássicos que permitem que cientistas da Nasa a utilizem como objeto de estudo em suas experiências?

 

Qual é a organização que existe entre os sons, as melodias, os ritmos, as combinações harmônicas que geram resultados surpreendentes em bebês, crianças, adolescentes ou profissionais bem sucedidos? Correntemente interagem com o equilíbrio emocional para resolver problemas aparentemente complexos para a grande maioria que nunca foi exposta ao aprendizado musical?

 

E por ser considerado uma linguagem, aqueles que estudam música apresentam maior facilidade em se expressar em diversos idiomas? O ritmo, a acentuação, a entonação do fraseado diferem entre os povos. O estudo da música capacita o cérebro e suas conexões nervosas em diferentes formas de linguagem; falada e até mesmo escrita. É visível a capacidade de análise e síntese na compreensão de textos de conteúdo considerado difícil para a maioria das pessoas nunca antes exposta a este tipo de treinamento e experiência. Comprove esta experiência conversando com professores que ministram aulas de pré-primário, e outras que preparam alunas em época de vestibular, nas matérias de redação, compreensão de texto e aulas de idiomas.

 

Outros assuntos que receberam especial atenção nos últimos anos foram às semelhanças entre a música e a matemática, chegando a resultar também à maior facilidade na resolução de problemas matemáticos, fórmulas encontradas em matérias como a física, a química e a biologia. Uma vez que a resolução considerada “acertada” em problemas deste tipo, está diretamente ligada à exata compreensão e análise do texto.

 

Levando-se em conta os estímulos cerebrais que ocorrem no aprendizado musical vê-se que estes são altamente benéficos em qualquer idade. Os estímulos musicais envolvem o ritmo, a melodia, assim como a atenção, a concentração, o desenvolvimento sensorial, criativo e a capacidade de usar a intuição na resolução de problemas, que exigem o desenvolvimento do raciocínio lógico e analítico.

 

Dentre as habilidades requeridas para tocar um instrumento encontram-se o domínio da técnica, da sensibilidade assim como a combinação da atividade motora através de músculos e nervos, em uma execução que ocorra com beleza e fluidez.

 

Livros recomendados para consulta:
The Mozart Effect – Don Campbell
Matemática e Música: pensamento analógico na construção dos significados- Oscar João Abdounur - São Paulo: Escrituras Editoras 1999. – Série ensaios transversais.

Por Clises Marie Carvajal Mulatti
Certificate in Piano Pedagogy with Suzuki Emphasis,
Holly Names College, CA, USA.
Professora do curso de Jogos e brincadeiras musicais Tom sobre Tom – Escola de Música.

 

 

<< Voltar para Artigos

 

 

 

Outros cursos

Instrumentos - Vamos fazer acontecer ?

 
 



Veja eventos já realizados !



Aconteceu na Tom Sobre Tom - Veja fotos de eventos já realizados !





Últimas Notícias do mundo da música !




 


 

TOM SOBRE TOM - ESCOLA DE MÚSICA E NÚCLEO CULTURAL


Rua Inácio Pereira da Rocha, 127 - Pinheiros - São Paulo - SP - Cep. 05432-010

Tel.: 11 3032.3436